quinta-feira, janeiro 10, 2008

Nossos Planos para 2008

Reconheço, amo fazer planos. Planejo tudo, meu dia, minha semana, meu ministério, minha carreira profissional, minhas férias... até a vida de meus filhos eu planejo. Não que me sinta no compromisso de cumprir milimetricamente cada item planejado, mas porque com um planejamento detalhado eu tenho a sensação de saber para onde estou indo, do que estou construindo e quais os resultados que obterei ao final de meu esforço. Eu disse: “tenho a sensação de saber”, porque é só isso mesmo que os nossos planos podem nos oferecer, sentimentos aquietantes, posto que segurança só Deus pode nos dar. Eu já vi os melhores planos falharem e coisas que nunca foram sequer imaginadas me trazerem uma indizível alegria.

O sábio Salomão já nos havia dito que “o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor” (Prov. 16:1). Muito do prazer que eu sinto em planejar vem do fato de que eu consigo antegozar as alegrias das vitórias planejadas, ou seja, sou capaz de viver agora uma alegria que pode ser que aconteça amanhã. É o contrário de ter ansiedade, que é a capacidade de sofrer agora com um mal que pode ser que aconteça amanhã. Se soubermos lidar bem com o planejamento, fazendo dele um mapa que nos mostra por onde devemos seguir para chegar ao local que almejamos, ele pode se tornar uma ferramenta muito útil. O que não podemos esquecer é que os antigo navegadores, que utilizavam mapas e instrumentos de localização, nunca desprezaram as estrelas como forma indicativa de trajetória. Nunca poderemos nos esquecer que acima de nossos planos está o Senhor e a sua vontade, Ele é a nossa Estrela da Manhã.

Mas o que estamos planejando para a Comunidade Cristã em 2008? Antes de qualquer outra coisa, queremos ser uma comunidade de cristãos. Nosso maior propósito é continuarmos sendo uma comunidade de amor, serviço, misericórdia e união. Nada é mais importante do que nos amarmos aqui em adoração ao Deus único e verdadeiro que nos tirou das trevas para o reino do Filho do seu amor. Contudo, também queremos crescer e nos fortalecer para alcançar mais e mais pessoas com o Evangelho da Graça. O que faremos para que isso ocorra?

Vamos, com a graça de Deus, organizar em 2008 sete grupos familiares, pequenos grupos que se reúnem em uma determinada residência uma vez por semana para estudar a Bíblia segundo um roteiro estabelecido, de modo que alcancem laços mais fortes de fraternidade, de crescimento espiritual e gerem interdependência (o amor sempre produz interdependência, nos faz sorrir com os que sorriem e chorar com os que choram). Se você tem interesse em ter um grupo familiar funcionando em sua casa deve seguir os seguintes passos: 1. Converse com seu cônjuge ou seus pais para ver se há concordância nesse desejo; 2. Procure duas pessoas que estejam dispostas a assumir com você a responsabilidade por esse grupo familiar; 3. Agende uma conversa comigo, para receberem (os três ou quatro) as instruções de funcionamento do grupo familiar.

Vamos, com a graça de Deus, promover quatro conferências em hotéis da Zona Sul. Estas conferências serão encontros facilitadores, para os quais convidaremos nossos amigos e parentes e que os ajudarão a conhecer a verdade do Evangelho de um modo não litúrgico. Terão o formato de palestras, mas terão objetivo evangelístico e terapêutico. Os temas serão: 1. Ansiedade, medo e depressão; 2. Espiritualidade e vida profissional; 2. Cura para os desequilíbrios financeiros e 4. O desafio de criar filhos adolescentes hoje. As conferências acontecerão de três em três meses, de modo que ocorrerão duas no primeiro semestre e duas no segundo semestre. Convidaremos para expor estes temas pastores, psicólogos, médicos, administradores de empresas, dependendo da pertinência da formação ao tema.

Vamos, com a graça de Deus, promover dois retiros espirituais. Serão finais de semana nos quais nos dedicaremos à oração, à integração e à edificação de nossas vidas em Cristo. O primeiro retiro acontecerá no feriado do Carnaval e o segundo será agendado para o segundo semestre. Estes retiros serão prioritariamente para os membros de nossa Comunidade, mas havendo vagas outras pessoas poderão ser convidadas a participar. Serão preletores nestes retiros irmãos de nossa própria convivência.

Creio que até o final deste ano estaremos funcionando em uma sede própria (ainda que seja alugada:-), para onde convergiremos as atividades de culto, aconselhamento e ação social. Mas antes disso ocorrer, é provável que passemos algum tempo nos reunindo em um auditório mais amplo. Estamos a procura de um local para 250 pessoas com facilidade de estacionamento e na Zona Sul. Não queremos alugar uma sede neste primeiro semestre, para que tenhamos tempo de ver quantos efetivamente seremos nos próximos seis meses. Hoje temos aproximadamente 150 pessoas freqüentando as nossas reuniões, se for esta a vontade de Deus e exclusivamente para a Sua glória, seremos muito mais do que isto até o final deste ano.

E você, quais são os seus planos para este ano? Escreva para mim e compartilhe comigo, quero muito estar presente em sua vida e de sua família neste novo tempo que o Senhor Jesus nos dá. Paz e Bem!

Com carinho,

Martorelli Dantas
martorelli@martorelli.org

Nenhum comentário: