domingo, junho 23, 2013

Bolsa Hipocrisia


O que grande parcela da população ainda não se deu conta, é que programas assistencialistas como o Bolsa Família e que tais, nos deixaram em uma encurralada política. Nenhum candidato à presidência da república que anunciar o fim do programa será eleito e o que for eleito vai prometer não só a manutenção do mesmo como a expansão de políticas públicas que seriam para a redistribuição de renda.

Ocorre, que a lógica do modelo capitalista de organização econômica é que o trabalhador deve ser remunerado pelo seu trabalho, não por sua pobreza. A lógica socialista de transformação é o de evitar a mais-valia e aproximar o trabalhador dos meios de produção, para que através do seu trabalho ele produza e possa alcançar os meios necessários para a sua desvinculação do sistema de opressão.

Em outras palavras, o que temos hoje instalado no Brasil é um capitalismo que usa maquiagens socialistas, logo, extremamente hipócrita, uma vez que não promove a emancipação (porque não dizer libertação) da classe operária e oprimida. Pior, faz tudo isso oferecendo falsas esperanças de acensão social para as classes inferiores, porque lhes permite comprar a TV Led e a torradeira, mas não lhes dá saúde, educação e segurança.

Acho os programas de Bolsa* uma falácia utilizada por quem não quer ou não sabe promover as mudanças que o país precisa. O que precisamos é de reforma agrária de verdade, o que precisamos é de uma revolução inclusiva no ensino fundamental (não apenas colocando mais crianças na escola, mas lhes oferecendo ensino integral e de qualidade), o que precisamos é que os nossos jovens sonhem em ser professores e não funcionários públicos de altos salários.

É tanta coisa que precisamos, mas o início do caminho é o fim do cinismo e da hipocrisia, é a implantação pacífica e profunda de um socialismo animado pela misericórdia e pela compreensão que somos todos parte de um mesmo organismo, vinculados a este planeta e a tudo que nele vive e aguarda redenção.

Nenhum comentário: