domingo, dezembro 18, 2011

Nota Homilética no 03

Com base em Marcos 7:18 – 23

Título. Deixando o Espírito fecundar seu coração

Introdução. Uma das grandes revoluções do século XX foi o desenvolvimento de métodos eficazes de contracepção, como a pílula anticoncepcional. Isto mudou o modo como as pessoas tratavam o tema da sexualidade, particularmente o lugar da mulher na sociedade ocidental, que assumiu um maior gerenciamento de seu próprio corpo e dos destinos de sua vida.

O problema é que as primeiras gerações de pílulas, quando usadas por períodos longos e contínuos, podiam provocar a impossibilidade de engravidar depois, quando era o desejo que isso acontecesse. O mesmo acontece com nossos corações. Tomamos tantos cuidados para que ele não engravide de nada e ninguém, protegendo-nos da dor e do desconforto que isso pode causar, que corremos o risco de vê-lo incapaz e impotente para engravidar quando seria próprio e oportuno que isso acontecesse.

Elucidação. No texto em comento hoje, Jesus adverte que o que contamina o homem não é o que ele come, mas o que entra em seu coração. E como a comida desce para o ventre, não é isso que contamina o homem. Mas será que alguma coisa ainda entra em nossos corações ou eles se tornaram impermeáveis, como se a zona pelúcida de nossos corações se tornasse insensível a qualquer operação de fecundação do Espírito?

Jesus diz que o bem e o mal são gestados em nossos corações, lá são gerados, são alimentados e crescem e, finalmente, nascem na forma de palavras e gestos. Como está o teu coração?

Desenvolvimento I. O que nos deixa o coração estéril? (com base na interpretação da Parábola do Semeador, de Marcos 4).

1. O desinteresse pelas dinâmicas espirituais, mesmo quando há agudo interesse pelas de natureza religiosa.

2. A vontade de preservar a vida, a imagem, a honorabilidade, estas mentirosas dádivas dos homens, pelas quais nos escravizam.

3. A excessiva preocupação com as fascinações das riquezas e com os cuidados deste mundo.

Desenvolvimento II. Como abrir o coração para ser fecundado e transformado pela Palavra de Deus?

1. Retenha a Palavra. Medite e ore sobre ela. Passe tempo com ela dentro de você.

2. Abra espaço no seu coração para a vida. Desinstale os cistos de morte que a mágoa (o cisto do passado) e a ansiedade (o cisto do futuro).

3. Dialogue com este pequeno e frágil ser que nasceu em você. Chame-o a existência, convide-o para ser Rei em sua vida.

Conclusão. Só assim será Natal em você. Só assim o manto do Espírito que se lançou sobre Maria também descerá sobre você. A vontade de Deus é que Jesus nasça no coração de cada um de nós e que cresça e se manifeste ao mundo. Feliz Natal!

Nenhum comentário: