terça-feira, novembro 14, 2006


Conte Comigo

Eu sempre fui um defensor da edição da Bíblia na Linguagem de Hoje. Desde a década de 80, quando ela foi lançada eu sempre fiz uso dela e a recomendei aos meus alunos e paroquianos. Isso não apenas porque o seu vocabulário é mais fácil e simples, mas também porque esta tradução da Bíblia é confiável e de excelente qualidade. Contudo, uma das maiores virtudes da BLH é a construção poética que nela encontramos. Um exemplo disso está na tradução do texto do Evangelho de Marcos, capítulo 5, versículo 36. As traduções antigas trazem algo mais ou menos assim: “não temas, crê somente”, a tradução na Linguagem de Hoje diz “não tenha medo, tenha fé”. A forma direta e contundente de se dizer isso, naquele contexto de drama e dor, amplia a beleza e o poder das palavras de Jesus àquele pai angustiado.

É por esta razão, que muitas vezes eu me pergunto como Jesus diria uma determinada frase se estivesse hoje conosco. Um dos versículos que me são mais caros no Novo Testamento é a promessa do Mestre: “eis que eu estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. Como será que ele diria isso hoje? Creio que seria algo simples e poderoso como “conte comigo”; “conte comigo aconteça o que acontecer, em todos os dias da sua vida”; “conte comigo, na alegria e na dor, na vida e na morte, na sorte e na desventura”, simplesmente “conte comigo”.

Vivemos em um mundo em que cada pessoa conta só consigo. Nunca estivemos tão sós. Nunca o individualismo foi uma categoria de pensamento tão predominante. Todos os dias eu me policio para que os meus planos para o futuro não sejam só para mim, que eles incluam minha esposa, meus filhos, meus irmãos e amigos, mas é como se eu tivesse que lutar contra uma força que habita em mim e que constantemente me convida para pilotar o meu avião-caça, cuja cabine cabe só a mim e cujo plano de vôo interessa somente a mim. Precisamos que o Espírito continue operando em nós a sua obra de conversão e de transformação, desta feita, fazendo com que nos voltemos para fora de nós mesmos, capazes de sincera e profundamente nos preocuparmos com os outros, seus medos e necessidades, desilhando o nosso coração para transformá-lo em um continente de solidariedade e amor.

A verdade é que não precisamos fazer muito, não precisamos transformar as nossas casas em abrigos para idosos, abrir uma creche e nela acolher todas as crianças carentes da vizinhança ou deixar os nossos empregos para nos dedicarmos à recuperação de drogados ou de crianças com câncer. Tudo isso é necessário e extraordinariamente meritoso, mas não é pra todo mundo, nem mesmo para todos os cristãos. Bastaria que nos dispuséssemos a algo mais simples, mais imediato, mais acessível a qualquer um... dizer às pessoas que estão próximas a nós, que estão abatidas, tristes, ou desesperadas a divina frase: “conte comigo”. Qualquer um pode dizê-la e todos nós precisamos ouvi-la. Não há ninguém neste mundo que não seria mais feliz se soubesse que, de fato, tem com quem contar.

Tenho a impressão que aí está a cura para todos os males, para as mais graves mazelas da sociedade contemporânea, mais relevante que a cura da AIDS e dos tumores malignos, capaz de promover a paz no Oriente Médio, aplacar a fome na África e por um fim às favelas da América Latina. Creio que o mundo precisa urgentemente (re)descobrir o poder que tem o “conte comigo”, como expressão de solidariedade, de amor, de respeito, de compreensão. Quem sabe este movimento poderia começar aqui e agora, comigo e com você levantando-nos e dizendo com verdade e carinho às pessoas que estão à nossa volta: “conte comigo”. É possível que não víssemos todos os males do mundo sendo resolvidos diante de nós no momento em que terminássemos de pronunciar a frase, mas ali diante dos nossos olhos, ao alcance de nossas mãos, estaria uma pessoa mais feliz. Além disso, do lado de cá da relação estaria alguém que, finalmente, estaria seguindo os passos de Jesus, vivendo como ele viveu, tratando as pessoas como ele tratou.

Termino este texto lembrando a você que o Rabino da Galiléia nos fez uma promessa e as suas promessas são verdadeiras. Se você estiver se sentindo triste e só, sem esperanças ou forças, cansado demais para continuar tentando ser feliz, creia que ele está ao seu lado sussurrando aos seus ouvidos “conte comigo”.

Conte comigo!

Martorelli Dantas
martorelli@martorelli.org

2 comentários:

Anônimo disse...

Pastor,

Tambem conte comigo e minha familia, para lhe ajudar no que for necessario a sua obra.

Estou visitando pela primeira vez o Blogg , fico feliz pela iniciativa. Eh mais uma alento , e fortaleza para seguirmos nossa missao envagelizadora em nossa comunidade.

Deus Abencoe a Ti , Tua Familia e Tua Igreja.

PS- O senhor precisa divulgar o Blogg nos Cultos !

Anônimo disse...

Já havia lido esse texto anteriormente e acho muito bacana. Certamente Jesus diria e diz diariamente "conte comigo", como também deve dizer um "e aí? beleza?" quando o chamamos a conversar. É bom saber que Jesus está vivo hoje, logo, não precisamos falar com ele como se ele não conhecesse nosso falar coloquial.
Anjinho